bicicleta alucinante bmx manobra

VÍDEO | Hoje, 19 de abril, Dia Mundial da Bike! Sabe por quê? Conheça a “Viagem alucinante” que criou esse dia!

Você deve estar se perguntando ou pensando que essa tal “viagem alucinante” foi realizada por meio de uma cicloviagem cheia de aventuras e maluquices, certo? Quase isso! Aqui vai a verdadeira história:

Em 1938, o químico suíço Albert Hofmann trabalhava em seu laboratório, no Sandoz Laboratories, hoje Novartis, com o objetivo de criar um composto estimulante circulatório e respiratório. Depois de uma série de combinações e tentativas, 25 no total, o pesquisador chegou na fórmula “Dietilamida do Ácido Lisérgico”. O que seria isso? Uma substância cuja sigla em inglês é LSD. Vish…

Cinco anos depois, em 16 de abril de 1943, Hofmann voltou a pesquisar o LSD e,
acidentalmente, absorveu um pouco da substância entre seus dedos e sentiu alguns efeitos diferentes…

Albert Hofmann Novartis Química
Albert Hofmann no laboratório – Imagem via Novartis

Como quase todos os cientistas são malucos, Hofmann decidiu que deveria testar tal

substância. Em 19 de abril de 1943, intencionalmente, ingeriu 250 microgramas de LSD… Pouco? Não mesmo! 50 gramas da droga pode gerar alucinações por até 12 horas, imagine ingerir 5 vezes disso!?

Dr. Albert Hofmann ficou bem maluco e achando que estava envenenado e que precisava de atendimento médico emergencial, “correu” imediatamente para casa. Mas eram tempos de guerra, não haviam veículos automotores por lá… Conclusão? #voudebike “vádebike #foidebike!

Foi o que ele fez, durante o percurso, ele teve inúmeras alucinações, viu formas coloridas em movimento, como num caleidoscópio, círculos e espirais! De acordo com ele “tudo no meu campo de visão estava ondulado e distorcido como se eu estivesse vendo em um espelho curvo. Também tive a sensação de não sair do lugar. Mesmo assim, minha assistente (que o acompanhou durante o trajeto) disse que a viagem foi muito rápida.”

Albert Hofmann LSD crazy

Chegando em casa, as alucinações começaram a ficar amedrontadoras… Sua vizinha trouxe leite para ele, que chegou a beber 2 litros! Mas de acordo com o cientista, a vizinha não era ela, parecia uma bruxa maléfica e traiçoeira usando uma máscara colorida!

Após passar o pânico, no dia seguinte, ele acordou se sentindo muito cansado, porém alerta, e com alguns sentidos ainda aguçados…

Como teve alucinações durante seu pedal, 19 de Abril passou a ser lembrada e comemorada como o Dia Mundial da Bicicleta…

Veja o curta, Bicycle Trip, que os italianos Lorenzo Veracini, Nandini Nambiar e Marco Avoletta produziram. No filme, é possível acompanhar um pouco do que pode ter sido a viagem vivida por Hofman naquele dia.

E aí, curtiu? Compartilhe com os amigos!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s